Todos os empresários sabem que são obrigados a adotar o regime de contabilidade organizada, esta é uma prática de natureza técnica, social e moral que regista, classifica e interpreta todos os movimentos financeiros realizados num determinado período por uma entidade.
Dentro do conceito de contabilidade podemos distinguir duas áreas, a contabilidade financeira e a contabilidade de gestão.
Contabilidade Financeira e de Gestão
A contabilidade financeira é de caracter obrigatório, exigida a todas as empresas, sejam estas sociedades anónimas ou por quotas, que apresentem todas as transações financeiras e comerciais ocorridas e apresentem demonstrações financeiras periódicas as mais reais e transparentes possíveis, este é uma parte do trabalho realizado pelos contabilistas que trabalham diariamente na preparação de toda a informação de modo que os interessados (pessoas externas ou internas à empresa) possam aceder.
A outra vertente de contabilidade é denominada como contabilidade de gestão, que apesar de facultativa, apresenta grandes vantagens quando exercida.
A contabilidade de gestão, anteriormente denominada como contabilidade de custos ou analítica, foca-se em obter informação pormenorizada, organizada em relatórios operacionais, usados apenas para avaliação interna, sendo dirigida aos gestores de modo que estes tomem decisões, auxiliando no planeamento e na estratégia futura da organização.
Num mercado competitivo, é fundamental que a empresa otimize os recursos existentes de modo a sobreviver e crescer. Com a contabilidade de gestão é possível saber o custo real de cada unidade produzida, servindo para solucionar vários problemas em termos da produtividade, dando respostas às questões colocadas.
Para aumentar a rendibilidade será que a empresa necessita de investir em novo equipamento? Necessita de reduzir a sua taxa de defeituosos? ou será que entrar em novos mercados pode ser rentável?
A contabilidade de gestão apresenta como vantagens o maior conhecimento dos custos dos diferentes setores da empresa, a possível melhoria dos resultados e a melhoria da maioria das informações fornecidas aos gerentes.
Deste modo, achamos que para determinado tipo de negócios, nomeadamente para o setor industrial, a contabilidade de gestão possa ser fundamental e uma grande aliada da contabilidade financeira, quando as empresas sentirem necessitam de apoio a dar respostas a alguns problemas a nível de produtividade, sugerimos que se aconselhem com um profissional da área de modo que sejam maximizadas todas as potencialidades do seu negócio.
Ficou curioso de como funciona a contabilidade de gestão na prática? Fale connosco e responderemos a todas as suas questões.