O dia 27 de junho é o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 6 de abril de 2017, com o objetivo de evidenciar a importância dos pequenos negócios nas economias locais e global.
Portugal não é exceção e as PME representam 99,9% do tecido empresarial português. Por esse motivo, parece-nos mais que evidente a importância de assinalar este dia.
As PME são o motor da economia portuguesa e os empresários portugueses têm sido verdadeiramente corajosos face às dificuldades que enfrentam no seu dia-a-dia. A prova disso foram os últimos 2 anos de resiliência e de coragem que tiveram para enfrentar as consequências da pandemia COVID-19. E neste momento, a perceber ainda o impacto da guerra na Ucrânia. Que já se faz sentir através da taxa da inflação que o nosso país atingiu.
Não sabemos o que o futuro nos reserva, contudo, continua a promessa de que a Entrega Total continuará a assumir o compromisso inabalável de seguir caminho ao vosso lado e convosco.
DADOS
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o que se considera uma PME (micro, pequena e média empresa)?
Uma PME, micros, pequenas e médias empresas são empresas que empregam menos de 250 pessoas e cujo volume de negócios anual não excede 50 milhões de euros, ou cujo balanço total anual não excede 43 milhões de euros.
Assim, no âmbito das estatísticas das empresas, considera-se:
Média empresa: empresa que emprega menos de 250 pessoas e cujo volume de negócios anual não excede 50 milhões de euros ou balanço total anual não excede 43 milhões de euros, e que não está classificada como pequena empresa e/ou microempresa.
Pequena empresa: empresa que emprega menos de 50 pessoas e cujo volume de negócios anual ou balanço total anual não excede 10 milhões de euros, e que não está classificada como microempresa.
Microempresa: empresa que emprega menos de 10 pessoas e cujo volume de negócios anual ou balanço total anual não excede 2 milhões de euros.
Em Portugal no ano de 2020, existiam 1 301 000, das quais, 1 299 750 são PME e apenas 1250 são consideradas grandes empresas.