Sabe o que é um intermediário de crédito e quais as vantagens em recorrer aos seus serviços?

Junho 15, 2023
Ana Silva
Consultora Financeira Junior

Fique a conhecer um pouco mais sobre nós!

Quando tenciona pedir crédito, seja ele para consumo ou habitação, pode fazê-lo das seguintes formas:

  • Tratar de todo o processo sozinho e ir diretamente aos bancos pedir várias simulações, optando depois por escolher aquela que lhe parecer a opção mais vantajosa;
  • Recorrer a um intermediário de crédito certificado e experiente que o pode ajudar a encontrar a melhor solução de crédito sem a necessidade de deslocações ou custos associados.


Embora deva dar a oportunidade de ouvir primeiro o que o seu banco tem a propor, não tem de ficar limitado a essa proposta. Muita gente acaba por cometer este erro e acaba por perder propostas com condições mais vantajosas noutros bancos.

Sabemos que é normal ficar reticente sobre o processo quando se desconhece o seu funcionamento, ainda para mais quando falamos de algo que é talvez a compra mais importante e dispendiosa da sua vida, a compra da sua casa. Por isso mesmo, vamos dar-lhe algumas luzes sobre o tema de forma a que possa tomar decisões mais informadas.


O que é afinal um intermediário de crédito?

Um intermediário de crédito é a pessoa ou entidade que irá fazer a ligação entre o cliente que necessita de crédito e o banco / instituição financeira que lhe irá ceder o financiamento. É quem estabelece contacto em nome do cliente na procura da melhor solução de crédito de acordo com o perfil e expectativas do mesmo.

Na prática, os intermediários de crédito tratam de todo o processo, apesar de não serem eles quem concede o financiamento, mas sim as instituições de crédito com quem trabalham.  Isto serve para qualquer tipo de crédito, seja ele para habitação, consumo ou crédito consolidado. Apenas pode prestar este serviço quem tiver feito formação específica na área e estiver registado no Banco de Portugal. Não recorra aos serviços de um intermediário de crédito sem confirmar primeiro se o seu nome consta na lista de entidades autorizadas para o efeito.


O Banco de Portugal dividiu os intermediários de crédito em 3 categorias:

  • Vinculados – têm contratos com uma ou várias instituições financeiras e atuam sob nome e responsabilidade destas. São estas instituições bancárias que asseguram a remuneração dos intermediários através do pagamento de comissões. Os intermediários de crédito vinculados não estão autorizados a cobrar qualquer valor ao consumidor.
  • A Título Acessório – atuam com o objetivo de vender bens ou serviços. Por exemplo, quando vai a um stand automóvel com o intuito de comprar um carro e, optando por financiar uma parte ou a totalidade do valor, o próprio stand trata do processo de financiamento. O mesmo acontece com outras lojas de comércio. Também aqui é a instituição financeira que assegura a remuneração do intermediário de crédito.
  • Não Vinculados – não estão associados a nenhuma instituição financeira e atuam como consultores independentes. É celebrado um contrato de prestação de serviços entre o intermediário e o cliente no qual são estabelecidos os termos e as condições do serviço. Aqui sim, pode ser cobrado um valor ao cliente. No entanto, os intermediários de crédito não vinculados não se encontram com tanta frequência.


Sendo o processo de crédito tão burocrático e demorado, pode tornar-se numa grande dor de cabeça fazer todo o processo sozinho. Já com a ajuda do intermediário, apenas precisa de entregar os documentos que são solicitados em cada etapa do processo, sendo o intermediário que negoceia diretamente com os bancos e sugere a melhor proposta.

Além disso o intermediário de crédito tem maior poder de negociação, o processo de crédito é tratado com maior rapidez e não precisa de conhecer os termos técnicos para conseguir escolher a proposta mais adequada para si. Importa referir que a decisão final é sempre do cliente.


A Entrega Total enquanto Intermediário de Crédito

A Entrega Total aliou-se ao Doutor Finanças e faz agora parte da sua rede de Franchising, como Intermediário de Crédito Vinculado, registado no Banco de Portugal com o nº 0007246. Relembramos que um intermediário de crédito vinculado é remunerado pelas instituições financeiras, não tendo qualquer custo nem compromisso para o cliente.

A principal finalidade desta parceria é poder providenciar propostas de grande valor aos clientes e ajudar a encontrar melhores soluções financeiras. Para isso contamos com uma equipa especializada e com uma plataforma de gestão de processos bastante diferenciada, onde o cliente poderá acompanhar todo o seu processo do início ao fim.

Sendo a primeira loja física da rede de Franchising na zona do Porto, o foco da Entrega Total é conseguir uma maior proximidade com os clientes através de um contacto mais direto. No entanto o processo pode ser tratado de forma totalmente digital, dando a possibilidade de ajudar pessoas da outra ponta do país. Conte com a nossa equipa para o ajudar!

Precisa de ajuda?
Solicite uma reunião.

Continuar a aprender?

Sem problema.

Sem
problema.

Nós usamos cookies de serviços de terceiros para oferecer uma melhores experiência. Ao continuar a usar este site está a concordar com a nossa política de privacidade. Leia como nós usamos os dados recolhidos e como pode controlar essa Informação.