Posso contratar Crédito Habitação com 65 anos?

Março 27, 2023

Provavelmente já terá pensado nesta questão, mais não seja a título de curiosidade. Afinal, qual é a idade máxima para pedir financiamento para um crédito habitação?

Em abril de 2022, os prazos máximos para contratar crédito habitação foram modificados pelo Banco de Portugal, de forma a baixar a maturidade média de novos contratos. Assim sendo, os prazos máximos passaram a funcionar da seguinte forma:

  • Clientes até aos 30 anos têm prazo máximo de 40 anos para pagar o seu crédito ao banco;
  • Clientes entre 30 e 35 anos, têm um prazo máximo recomendado de 37 anos;
  • Clientes com mais de 35 anos têm prazo máximo de 35 anos para reembolsar o valor do empréstimo.

Importante reforçar que estes são os prazos máximos permitidos e que cada instituição bancária estabelece o seu limite de idade ao qual alguém pode realizar um empréstimo, sendo na sua grande maioria até aos 75 anos.

Para além disso, quanto mais tarde recorrer a financiamento, maior será o risco associado e, portanto, serão exigidas mais garantias, além de ter outras desvantagens associadas como o aumento no valor do seguro de vida.

Vamos dar o exemplo da Maria, atualmente com 50 anos de idade, que se deslocou até ao banco X para pedir financiamento. Foi-lhe dito que teria de pagar a totalidade do empréstimo em 25 anos, de forma a não ultrapassar a idade máximo permitida. Isto significa que a Maria terá de pagar prestações mensais superiores (visto que o prazo é mais curto), mas, por outro lado, pagará um montante total de juros mais baixo, ficando o montante total imputado ao consumidor (MTIC) inferior. Para quem tem disponibilidade financeira mensal para o fazer, acaba por ser vantajoso a longo prazo.

Aqui ficam alguns conselhos de forma a conseguir melhores condições de financiamento caso tenha em mente pedir empréstimo em idade mais avançada:

  • Ter associado um fiador mais jovem (alguém que não complete os 70 anos até ao final do prazo do reembolso do seu crédito e que tenha uma situação financeira estável);
  • Ter mais um titular associado ao contrato de crédito, assumindo ele o pagamento da sua prestação em caso de imprevisto;
  • Se tiver disponibilidade financeira, será bastante vantajoso avançar com um valor de entrada superior (LTV inferior (valor total do empréstimo face ao valor da habitação), prestação mensal inferior e, consequentemente, taxa de esforço inferior).

No caso de haver mais de um titular responsável pelo crédito habitação, a idade que é considerada para o prazo máximo é a do titular mais velho.

Já a idade mínima para realizar um crédito habitação é aos 18 anos. Neste caso aplica-se o prazo máximo de 40 anos para fazer o reembolso do valor total.

Precisa de ajuda?
Solicite uma reunião.

Continuar a aprender?

Sem problema.

Sem
problema.

Nós usamos cookies de serviços de terceiros para oferecer uma melhores experiência. Ao continuar a usar este site está a concordar com a nossa política de privacidade. Leia como nós usamos os dados recolhidos e como pode controlar essa Informação.