Conselhos para um negócio de sucesso

Fevereiro 20, 2019

1º ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIO

Talvez este seja um dos principais passos antes de abrir a empresa. A falta de um plano de negócio pode levar a tomar decisões erradas tanto financeiramente como comercialmente. Um plano de negócio bem desenvolvido permite o conhecimento mais aprofundado do negócio e leva a uma análise mais detalhada da sua viabilidade. O plano de negócio poderá ainda facilitar operações com terceiros, nomeadamente pedidos de financiamento, apresentação de candidaturas a medidas de apoio ou mesmo solicitar crédito junto dos fornecedores.

Sugestão: Elabore um plano de negócios detalhado, com os objetivos da empresa, os produtos ou serviços a serem comercializados e respetivos preços, o mercado alvo, quais serão seus fornecedores, qual a localização do seu negócio, os concorrentes, as oportunidades e ameaças, capital necessário para iniciar o negócio e projecção das principais contas da empresa.

2º CONHECER O MERCADO QUE IRÁ ATUAR

Ser empreendedor significa correr riscos, no entanto deve ter cuidado com o mercado que pretende explorar e com o conhecimento que tem do mesmo, não é porque o seu amigo está a ganhar dinheiro a vender caracóis em Lisboa que você vai abrir o mesmo negócio no Porto e que também vá ganhar dinheiro.

Sugestão: Provavelmente no Porto ganhará mais dinheiro a vender francesinhas, uma vez que é esse o produto que este mercado dá preferência.
Por outro lado, se trabalha numa determinada empresa como vendedor de maquinas de café, é mais complicado você abrir e andar para a frente com um negócio para vender francesinhas do que abrir um negócio para vender peças para maquinas de café ou de assistência técnica a máquinas de café, pois é um mercado que você conhece e com isso terá maiores oportunidades de sucesso.

3º CONTRATAR PESSOAS COM COMPETÊNCIA

Quando se abre um negócio a tendência é contratar conhecidos, amigos ou familiares para cargos de confiança e responsabilidade, o que poderá ser um problema se estes não estiverem preparados para isso. Seja qual for a função dentro da empresa, o colaborador deve ter competências e formação na área ou função que vai desempenhar, especialmente se se tratar de uma função de chefia, direção ou outras funções de grande responsabilidade, como por exemplo a contabilidade.

Sugestão: Deve contratar colaboradores com formação e experiência adequadas à função, devendo ser mais exigente para cargos de chefia ou direção. Deve ainda contratar um técnico de contabilidade ou um escritório de contabilidade especializados, não só apenas na mera classificação contabilística e no cumprimento das obrigações fiscais, mas também na preparação e emissão de informação de apoio à gestão e à decisão (reporting).
Paralelamente, deve investir na formação (interna ou externa) dos colaboradores. Pessoas capacitadas produzem mais e com qualidade, trabalha motivada, permite mais inovação e aumenta seus lucros.
Dê oportunidade aos amigos e familiares mas exija deles um compromisso nas funções a desenvolver e deixe bem claro “amigos, amigos negócios à parte”.

4º ESTABELECER METAS OU OBJETIVOS AOS COLABORADORES E IMPLEMENTAR UM SISTEMA DE CONTROLO INTERNO

Estabelecer metas às chefias e aos colaboradores e a implementação e manutenção de um sistema de controlo interno permitirá tornar a sua empresa mais eficiente e competitiva. Definir metas com base na estratégia e objetivos da empresa permitirá que toda e equipa caminhe na mesma direção.

Sugestão: Defina objectivamente a estratégia e objetivos da empresa e estabeleça metas alcançáveis aos colaboradores. Defina igualmente as responsabilidades e funções de cada colaborador e as regras de funcionamento interno (quem faz, o que faz, como faz e quando faz), assim como as respetivas ferramentas de trabalho.

5º DECIDIR COM PLANEAMENTO E CONHECIMENTO DOS RISCOS

Decisões precipitadas não planeadas podem gerar prejuízos enormes e deixar sequelas por muito tempo na empresa. Erros na tomada de decisão principalmente quando envolve recursos financeiros pode afundar a empresa em dividas prejudicando os resultados e gerando prejuízos.

Sugestão: Sempre que tomar uma decisão estruturante ou que envolva recursos financeiros (pedido de financiamentos, investimentos, aplicações, etc.) deve reunir o máximo de informações possível no sentido de aferir os riscos e benefícios da mesma. Se achar que necessita de apoio, deve contratar profissionais com conhecimento e experiência em consultoria e gestão financeira. Uma decisão precipitada na contratação de pessoas, compra de maquinas, lançamentos de produtos ou pedido de financiamento sem planeamento ou estudo, pode originar graves prejuízos para a empresa.

Muitas empresas contratam grandes financiamentos para aquisição de máquinas e equipamentos sem que se tenham dados sobre as vendas e qual o estado do mercado. Algumas delas compram máquinas que ficam meses paradas, sem qualquer rentabilização ou contratam financiamento cujas amortizações estão completamente desfasadas do retorno do investimento.

6º DIVERSIFICAR O RISCO

Tenha cuidado em colocar todos os ovos em uma cesta só, ela pode partir e perder todos os ovos. Realizar investimentos ou aquisições a pensar em apenas um determinado cliente ou segmento pode ser perigoso e deve ser feito com bastante cautela.

Sugestão: Nunca aposte somente em um tipo de cliente ou segmento, tente ter vários clientes e um mix de produtos, o mundo dos negócios é cheio de incertezas. Existem relatos de empresas que dependiam de um único cliente irem à falência da noite para o dia, pois o seu cliente mudou de fornecedor ou também acabou por entrar em processo de insolvência. Tente trabalhar com um mix de produtos ou serviços, pois numa eventual queda no mercado ou na sazonalidade você consiga gerar receita e manter o negócio estável.

7º NÃO MISTURAR AS FINANÇAS DA EMPRESA COM AS PESSOAIS

Deve manter sempre bem claro que suas finanças pessoais são uma coisa (Pessoa Física), e da sua empresa é outra (Pessoa Jurídica). Considere que você é um colaborador de sua empresa com um vencimento definido. Não confunda vencimento com o lucro da empresa. Você tem que se focar na empresa acima de qualquer coisa e maximizar os lucros, que poderão ser reinvestidos na empresa ou distribuídos aos sócios como retorno do seu investimento.

Sugestão: Não utilize recursos do caixa ou bancos da empresa para fazer despesas pessoais, para além do possível impacto fiscal, estes recursos podem ser necessários ao cumprimento das obrigações da empresa.

Precisa de ajuda?
Solicite uma reunião.

Continuar a aprender?

Sem problema.

Sem
problema.

Nós usamos cookies de serviços de terceiros para oferecer uma melhores experiência. Ao continuar a usar este site está a concordar com a nossa política de privacidade. Leia como nós usamos os dados recolhidos e como pode controlar essa Informação.